terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Como economizar na compra de materiais escolares



Em Campos, Procon analisa preços e verifica diferença de 400% em alguns itens


início de ano é época de comprar materiais. Para quem tem filhos em idade escolar, isso não dá pra evitar. O que dá para evitar são os gastos exorbitantes. Observe algumas dicas de como economizar na hora das compras.



1. Reaproveite o que sobrou do ano anterior


Cheque os materiais que seus filhos já têm em casa e veja o que ainda está em boas condições de uso. Mochilas, estojos, apontares, réguas, tesouras e até borrachas podem ser reaproveitados. Se puderem escolher, as crianças sempre vão optar por tudo novinho, mas é preciso equilibrar seus desejos com a situação financeira. O filho mais novo pode reaproveitar o material do mais velho, especialmente livros didáticos. É bom lembrar às crianças sobre a necessidade de ter cuidado com o material ao longo do ano.



2. Observe a possibilidade de comprar apenas parte do material no início do ano


Tendo em vista a crise econômica que se instalou no Brasil, converse com a professora ou diretoria escolar para ver se é possível adquirir os itens que serão usados no primeiro bimestre. Assim, você reduz os gastos entre janeiro e fevereiro,que é quando o orçamento fica comprometido com as despesas com pré-matrícula, matrícula e impostos como IPVA.



3. Compare preços


Nada de ir à papelaria mais próxima à sua casa apenas pela comodidade, pois isso pode fazê-la gastar muito mais do que poderia. Para que se tenha ideia, um levantamento do Procon-Campos descobriu que a variação de um mesmo item em diferentes estabelecimentos pode chegar a até 400%. Aproveite a facilidade que a internet oferece e pesquise os valores por meio de sites especializados.



4. Siga estritamente a lista


As papelarias são cheias de armadilhas, fazem promoções de produtos que seu filho não precisa. Além disso, elas deixam à vista das crianças itens de personagens que fazem parte do seu dia a dia. Assim, o comércio gera na criança o famoso “mamãe, eu quero”. Nessas horas, ser firme e comprar apenas o que está na lista diminui a dor de cabeça na hora de fechar o orçamento familiar.



6. Une-se a outros pais e compre em atacadistas

Lojas de atacado costumam oferecer preços muito atrativos. Então, por que não se juntar mais alguns pais e comprar o material escolar com eles? Estes locais são ótimos para adquirir cadernos, lápis, canetas e borrachas, que são itens facilmente encontrados em pacotes. Além disso, crianças de praticamente todas as idades poderão usufruir. Todos economizam dessa forma.



7. Pague a vista e negocie descontos


Se possível, pague à vista. Todos sabem que não existe compra no cartão de crédito que seja realmente sem juros. Então, se você puder pagar tudo em uma tacada só, poderá até negociar descontos ou melhores condições.



8. Cuidado com as exigências abusivas


Se aparecerem na lista itens de uso comum, como produtos de higiene e limpeza, ou usados na área administrativa, questione na hora! Essa é uma prática abusiva e proibida de acordo com a Lei 9.870/99. A escola também não pode exigir que você compre os materiais escolares em um determinado estabelecimento ou de uma marca específica, pois os pais têm total liberdade de pesquisar preços e adquirir o que melhor cabe no bolso.


Itens proibidos de serem inseridos na lista


Álcool, Água mineral, Agenda escolar específica da escola, Algodão, Balde de praia, Balões, Barbante, Bastão de cola quente, Bolas de sopro,
Botões, Canetas para lousa, Carimbo, CDs, DVDs e outras mídias, e Clipes, Cola para isopor, Copos descartáveis, Cotonetes, Elastex, Esponja para pratos, Estêncil a álcool e óleo, Fantoche, Fita/cartucho/tonner para impressora, Fitas adesivas, Fitas decorativas, Fitas dupla face,
Fitilhos, Flanela, Feltro, Fita dupla face e fita durex em gera, Giz branco ou colorido, Garrafa para água, Gibi infantil, Jogos em geral,
Lixa em geral, Grampeador, Grampos para grampeador, Guardanapos, Isopor, Lenços descartáveis, Livro de plástico para banho, Maquiagem, Marcador para retroprojetor, Material de escritório, Material de limpeza, Medicamentos, Palito de dente, Palito para churrasco, Papel higiênico, Pasta suspensa, Piloto para quadro branco, Pincéis para quadro, Pincel atômico, Plástico para classificador, Pratos descartáveis, Pregador de roupas, Produtos para construção civil (tinta, pincel, argamassa, cimento, dentre outros), Papel em geral (no limite de uma resma por aluno), Sacos de plástico, Talheres descartáveis, TNT.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário